Day 1

Eduardo Ottaviani Aragão
5 min readMar 22, 2020

--

Voltando com um blog pessoal, depois de um bom tempo… O tempo passa muito rápido…eu sei… uma frase clichê, mas parece que essa sensação vai aumentando conforme os anos passam.

Standing on Mountain By: Stef Sifandos
Standing on Mountain

Voltando no tempo, 2007

Em 2008 criei meu primeiro blog: Javiani. Era uma época onde ter um blog era moda, era o hype, nesse ano lembro que foi o segundo ano trabalhando com Web profissionalmente, comecei tarde.

Tive a sorte de ter sido contratado para uma agência de publicidade super respeitada, a pessoa que me contratou na época era o Leonardo Souza, meu primeiro chefe na área digital. Aquela era uma empresa diferenciada, por conta do ambiente de trabalho, das pessoas, naquela época não era tão comum empresas com ambiente de trabalho descontraído, video-games…

Eu realmente tive muita sorte, era só gente boa. Não apenas no sentido técnico, o que era importante para me motivar à continuar lá e absorvendo o máximo que podia de cada um, mas eram boas mesmo, cada um enaltecia o outro, não vi ego e ria muito. Cheguei apavorado, achava que não ia dar conta. Estudei por muito tempo javascript e na época tinha sérias dificuldades com Tabelas e Css, o Douglas Castilho foi o cara que talvez tenha mais me ajudado na prática, me salvou muitas vezes, talvez ele nem lembre disso, mas sou grato até hoje tanto à ele quanto à equipe toda.

Naquela época, queria aprender tudo, não tínhamos mil frameworks, bilhões de bibliotecas, eu podia focar no que era o mais importante, pelo menos para mim, a linguagem Javascript. Obviamente era o que eu mais dava atenção, é claro que em paralelo tentava melhorar minhas skills em Html e Css, que naquela época eram minhas maiores deficiências.

O Primeiro Blog

Penso que nossa vida é como um livro, lá no começo, temos os primeiros capítulos e escrevendo esse livro com nossas experiências, quanto menos experiência, mais páginas à frente em branco à serem preenchidas.

Portanto, não há muito o que olhar para trás, somos movidos pelo que há por vir muito mais pelo que passou, é quando está plenamente aberto à aprender e principalmente errar, que é o que fazemos na maior parte da nossa vida, porém naquela época não dava muito atenção à isso, o que é bom, porque eu focava em andar para frente, sem travas.

O primeiro blog tinha como propósito minhas idéias com relação ao meu código, ao que eu entendia como sendo importante para o desenvolvimento web usando a linguagem javascript, técnicas, arquitetura, coisas que eu dava mais valor, usava boa parte do meu tempo estudando sobre outras linguagens, história delas e da computação, acabei entrando para a faculdade de Ciência da Computação. Nela descobri um mundo de informações muito maior do que eu era capaz de absorver, parecia que eu estava me afogando, minha ansiedade me incomodava, queria aprender tudo, achava que 24 horas era pouco tempo para 1 dia, então eu precisava de um lugar para escrever sobre minhas idéias e sobre o que eu aprendia, senão sentia que ia explodir com tudo na minha cabeça. Foi uma terapia.

O atual momento sombrio…

A correria do dia a dia então me tomou, eventos e mais eventos da vida social e profissional começaram cada vez mais tomar mais da minha atenção, e o tempo passou. Acabei abandonando o blog do wordpress que tinha para embarcar no hype da época que era o Medium, postei algumas coisas, e parei, eram poucas idéias, poucos insights, pouca paciência.

O tempo atual é atípico, estamos neste momento passando por uma crise. Passei por algumas outras já, porém esta, no momento em que posto, é com certeza a mais sombria.

Não sei quando você está lendo este post, mas neste instante que estou vivendo a maioria das pessoas que podem trabalhar de casa, o estão fazendo, não por opção. Empresas que não tinham a cultura de trabalho remoto agora estão liberando todos os funcionários ou a grande maioria para trabalhar de casa. O momento de agora é de atenção, para um vírus que tem como maior agravante sua rápida disseminação e o perigo iminente é de super lotarmos nossos hospitais gerando um colapso no sistema de saúde com uma enorme quantidade de pessoas doentes que estão no grupo de risco com relação à gravidade da doença. Não sabemos o quanto isso prejudicará a economia do país, as pessoas, pequenos empresários e autônomos. Parece até um roteiro de filme, mas É sério.

Muito tempo em casa te faz pensar. Nos primeiros dias você acaba se distraindo com filmes, games etc… mas conforme o tempo passa, algumas coisas começam a perder um pouco do poder de te distrair.

Carreira Solo

Esse é um ótimo momento para retomar o que antes fazia como terapia para uma ansiedade por aprender coisas novas. É por isso que começo agora este blog, para servir como terapia, não por conta desse momento eu sei que vai passar. A situação atual apenas me deu um fôlego do dia a dia para poder refletir e lembrar de que tinha certos hábitos que me faziam bem.

Gostaria de usar o nome que eu usava no outro blog, era uma brincadeira com a junção de parte sobrenome com o J do Javascript. Porém já existe um usuário com esse nome no medium me impossibilitando de usar.

Acho que Carreira Solo é um nome que faz sentido à minha vida, sempre fui uma pessoa muito solitária, sempre me esquivando dos eventos sociais, quase que em um estado permanente de reflexão, mesmo estando em grupo parecia sempre estar sozinho e sempre que me perguntavam se eu ia participar de algo, eu dava uma desculpa e acabava indo fazer as minhas coisas, como brincadeira, me falavam: "Você é muito carreira solo".

Mas há uma diferença ainda maior com relação ao antigo blog, minha forma de pensar tem uma peculiaridade. Ainda continuo olhando para frente porém agora que tenho um pouco mais do livro da vida preenchido, posso andar pra frente porém aprendendo com o que aconteceu lá atrás.

Quero compartilhar experiências e minhas impressões de acordo com a atualidade, tudo de forma técnica, queria continuar com a idéia de ser bem underground como sempre fui, falar sobre coisas que não costumam falar. Esse será o primeiro e um dos pouquíssimos posts que não terão algo relacionado à tecnologia.

E que principalmente me sirva como terapia, que me ajude à melhorar a forma como elaboro minhas idéias e quero deixar gravado o que eu penso para que um dia no futuro possa fazer exatamente o que estou fazendo hoje, revisitar meus posts antigos e rir e lembrar de momentos os quais achava que sabia o que tava falando rsrsrs.

--

--

No responses yet